A impermeabilização de lajes é importante?
A ausência de impermeabilização de lajes pode provocar diversas patologias às edificações, devido as infiltrações. Tais patologias podem apresentar- se de diversas formas como mofos, goteiras, fissuras no reboco tendo como resultado gastos contínuos com reformas .
O excesso de umidade além de desconforto visual pode ocasionar problemas mais graves. Estes problemas são: deterioração da estrutura, corrosão e carbonatação fomentando assim riscos aos moradores. Os metais em geral são materiais que se oxidam facilmente em virtude do contato com a água. Em razão disso a armadura de uma estrutura de concreto armado deve estar sempre longe de qualquer contato com fluidos, ar ou ambiente que favoreça a corrosão. Por este motivo quando existe a exposição da laje ao ambiente a estrutura como um todo fica comprometida.
Se tratando de lajes que cobrem as caixas d’água de alvenaria, o problema fica ainda mais grave pois permite que agentes externos possam entrar em contato com a água , contaminando-a. Impermeabilizar caixas d’água e reservatórios é garantia de sossego e economia.
O excesso da umidade em lajes torna o ambiente mais propício à proliferação de ácaros, fungos e mofo. O que posteriormente ocasiona sérios danos a saúde, como asma, rinite, alergias e bronquite que se agravadas favorecem, por consequencia, a sinusite fúngica e pneumonia.
Além disso uma laje impermeabilizada corretamente pode ser uma alternativa aos convencionais telhados. Do mesmo modo em edifícios, a laje de cobertura impermeabilizada, pode ser utilizada para áreas de lazer e convivência.
Portanto uma vez que se faz necessário intervir no telhado, por que não impermeabilizar a laje e extinguir o telhado?
Você pode ler mais sobre outros tipos de impermeabilizações como a impermeabilização de caixa d’água e reservatório. e um pouco mais sobre a própria impermeabilização de laje aqui.